Links


Aprender com jogos é sempre mais divertido e a dica de hoje vai para o jogo “4 Operações” que permite praticar cálculos matemáticos.


O plano cartesiano originário das ideias de René Descartes mudou e criou novas formas de enxergar a matemática em muitos aspectos. Esse conteúdo pode e deve ser inserido desde o ensino fundamental. Abaixo segue uma sugestão de atividade interativa sobre o sistema de coordenadas cartesianas.


Math Run é um jogo educacional online que permite a você que gosta de Matemática e pensa rápido praticar cálculos mentais. Para pontuar basta resolver os cálculos que vão surgindo na tela, dizendo se as respostas estão certas ou erradas utilizando as setas para direita ou esquerda. O nível de dificuldade vai aumentando com a pontuação.

Procurando atividades de matemática, encontrei um game que cujo objetivo é praticar o cálculo mental.
 


Puzzlemaker é uma ferramenta de geração de atividades para os professores, alunos e pais. Permite criar e imprimir palavras cruzadas, caça palavras, matemática, e muito mais, usando sua própria lista de palavras
 


Jogos são sempre motivadores. utilizar-se deste conceito em sala de aula pode ajudar no processo de interação do professor e aluno, além é claro de ensinar.


Geometria


A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.




Para quem não conhece Sudoku é um jogo cujo objetivo e dispor de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9×9, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões, não podendo em cada coluna, linha e região repetir os números.

Vídeo aula de matemática ensinando como somar duas frações, mínimo múltipo comum, disponível no youtube


Projeto Jogos da Escola, desenvolvido pelo Professor Luiz Elcides da EMEF Guilherme Hildebrand em Rio Pardo-RS, o site está em constante atualização e desenvolvimento. As atividades/jogos nele disponibilizados são material colhido da internet e organizado de forma a colaborar para a construção do conhecimento, bem como dar suporte as aulas desenvolvidas nos laboratórios da escolas.